
''CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A HISTÓRIA DO SEU ARTISTA FAVORITO!''DestaqueInformação
“CONHEÇA UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DO SEU ARTISTA FAVORITO!”
Almir Sater
Almir Eduardo Melke Sater é o verdadeiro nome do cantor Almir Sater (Campo Grande, Mato Grosso do Sul, 1956). Cantor, compositor e violeiro. Filho de um comerciante e uma professora de inglês, começa a tocar violão ainda criança. Com 20 anos, muda-se para o Rio de Janeiro para estudar direito na Faculdade Cândido Mendes. Na capital fluminense, assiste à apresentação de uma dupla de violeiros mineiros numa feira nordestina no Largo do Machado e se encanta com a sonoridade e os recursos da viola caipira. A paixão pelo novo instrumento o faz abandonar o curso de direito e o sonho da família de vê-lo como profissional liberal. Estuda a viola caipira e torna-se fã do violeiro Tião Carreiro.
O estilo de Almir Sater caracteriza-se pelo experimentalismo e sua música é classificada como atemporal. Agrega uma sonoridade tipicamente caipira da viola de 10 cordas e também com influências das culturas fronteiriças do seu estado, como a música paraguaia e andina.
Com mais de 30 anos de carreira sólida e 10 discos solo gravados, Almir tornou-se um dos responsáveis pela preservação da viola de 10 cordas, sendo reinventada, o músico acrescentou um toque mais sofisticado ao instrumento, temperado com estilos estrangeiros como o blues, o rock e o folk, uma mistura de música folclórica, erudita e popular, considerada atemporal.
Sua música urbana não deixa de citar as referências diretas da viola e do campo. Elas surgem em segundo plano para exaltar sentimentos sem fronteiras, como o amor e a saudade. A canção Tocando em Frente, parceria com Renato Teixeira, exemplifica bem esse recurso. Como o título sugere, a letra trata da superação pessoal.
Em dezembro de 2015, Almir Sater e Renato Teixeira lançaram o álbum AR nas plataformas digitais. Apesar de parceiros musicais e amigos de longa data, foi a primeira vez que os artistas realizam um projeto juntos. Por este álbum, Almir e Renato ganharam em 2016 os prêmios de melhor dupla regional na 27.ª edição do Prêmio da Música Brasileira e de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras no 17.º Grammy Latino. A música do álbum “D de Destino”, composta por Almir, Paulo Simões e Renato, foi indicada ao prêmio de Melhor Canção em Língua Portuguesa do Grammy.
Comentários