
Os benefícios do banho de água gelada: Você topa?
A hidroterapia existe há séculos e é reverenciada por muitos que a praticam. A terapia com água fria tem sido usada no mundo do atletismo e nos esportes, em geral, há muito tempo, especialmente para reduzir a inflamação. No entanto, na cultura popular, tem havido muita atenção da mídia sobre os benefícios dos banhos gelados com pessoas como o jornalista Wim Hof, também conhecido como Homem do Gelo, afirmando que esse hábito não só melhora o bem-estar como pode até curar doenças.
Acredita-se que o estado de “febre” em que coloca o corpo ajuda a matar bactérias nocivas e a fortalecer as bactérias boas.
Como não estamos acostumados com água fria em nosso corpo, ela envia impulsos ao cérebro, sacudindo o sistema. Isso aumenta o estado de alerta, a clareza e os níveis de energia.
As endorfinas, os hormônios do prazer e do alívio da dor que atuam em nosso corpo, também são liberadas quando nos expomos à água fria. Isso aumenta nossos sentimentos de bem-estar e otimismo.
Tomar banho frio ou expor nosso corpo a qualquer temperatura mais fria que a nossa, faz com que o corpo trabalhe mais para regular a temperatura. Para fazer isso, o sistema circulatório deve trabalhar mais.
Como dependemos do sistema circulatório para sobreviver, desempenhando um papel significativo na função cardíaca, na estrutura das veias e no oxigênio para o cérebro, os problemas com ele são mais graves.
Os atletas têm se beneficiado do valor antiinflamatório da terapia pelo frio há muito tempo. A inflamação ocorre quando machucamos ou rompemos um músculo, mas também acontecer por causa da fadiga.
Comentários