
Hábitos para prevenir Alzheimer: Trate a hipertensão
Pesquisadores nos EUA descobriram que pessoas com pressão arterial acima da média mostravam mais tecido cerebral morto causado por derrames. O estudo, feito com 1.288 pessoas, foi publicado na “Neurology”.
A recomendação de especialistas é tentar manter a pressão sob controle, com visitas a cardiologista e sem recorrer à automedicação. Controlar o peso e o estresse também contam pontos para combater a hipertensão.
Cuide da audição
Um estudo que envolveu cientistas de sete países, publicado na revista científica “Lancet”, destacou que evidências sugerem que problemas auditivos podem aumentar o risco de demência na velhice. Ou seja, o recomendado é fazer acompanhamento periódico – e procurar um especialista quando detectar sinais de perda de audição.
Cultive a espiritualidade
“Se a gente for para a linha de que provavelmente os quadros demenciais têm um componente vascular, a gente tem que pensar em prevenir derrames, pequenas isquemias no cérebro, doenças isquêmicas do coração”, diz o presidente da SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia), Carlos André Uehara.
Nesse sentido, desenvolver a espiritualidade pode ajudar. Entre esses comportamentos estão a resiliência e a adoção de uma vida mais simples, sem tanto estresse.
“A meditação vem combinada à espiritualidade. Aqui no Ocidente está na moda o mindfulness. Isso faz com que a gente viaje pelo autoconhecimento. Tem que esvaziar a mente, atingir um ponto de calmaria.”




Comentários