
Aprenda coisas novas
O cérebro tem menos de 2 quilos e não chega a 3% do peso total do corpo. Mas recebe cerca de 25% de nossa circulação arterial e tem um metabolismo energético altíssimo, segundo o psicólogo. O órgão é responsável por diversas funções e pela integração de sistemas no corpo. Ou seja, “um cérebro saudável é essencial para a saúde geral do indivíduo”.
Dito isto, “é essencial para a manutenção da vitalidade e juventude do cérebro e para a flexibilidade e expansão da mente estimulá-lo continuamente. Pois atividades, novidades e desafios são alimentos para o cérebro e a mente”, explica Debski.
Por esse motivo, entre os 10 hábitos, priorize também os cuidados com a sua mente.
Vale fazer atividades diferentes no dia a dia ou executá-las de maneira diferente. Como? Ir para os locais habituais ou voltar para casa por caminhos diferentes pode ajudar. Mudar a mão com que escova os dentes, o cabelo ou segura o garfo também. Além disso, conhecer pessoas novas e suas histórias de vida, se interessar por assuntos novos ou aprender novos idiomas são opções válidas. “Deve-se investir em aprender assuntos que sejam prazerosos, pois o aprendizado está intrinsecamente ligado às emoções.”
Comentários