
GORDURA SATURADA
É um tipo de gordura sólida em temperatura ambiente, encontrada, principalmente, em produtos de origem animal, como carnes, queijos, manteigas e creme de leite. Pode estar presente, também, em produtos de origem vegetal, como óleo de coco, óleo de palma e azeite de dendê.
O consumo excessivo de gordura saturada pode promover o aumento dos níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue e também ganho de peso. Isso pode levar à aceleração de doenças como obesidade, diabetes, infarto, derrame, aterosclerose e pressão alta.
No entanto, o surgimento de doenças cardiovasculares não está relacionado apenas ao consumo das gorduras saturadas, mas também ao de alimentos industrializados. Entre eles, biscoitos recheados, frituras, bolos, bebidas alcoólicas, refrigerantes, massas e sorvetes.
Isso se dá porque esses alimentos, além de gordura saturada, possuem também gorduras trans, açúcares, conservantes e outros ingredientes prejudiciais à saúde em sua composição. Nos dias de hoje, o sedentarismo e a industrialização da alimentação têm se tornado um problema grave para a saúde das pessoas.
Continuaremos com este tema no dia 21 de julho.
Comentários