DestaqueInformaçãoSAÚDE EM FOCO

SAÚDE EM FOCO

 Protetor solar oral protege a pele do sol?

 Protetor solar oral protege a pele do sol?

Os protetores solares orais, em forma de comprimidos, têm sido usados como alternativa de proteção contra os raios UV. No entanto, de acordo com Lilian Delorenze, especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), essa opção só deve ser usada como complemento dos protetores solares comuns.

“O filtro solar oral aumenta a fotoproteção da pele e eleva o poder de defesa das células contra a radiação, mas não funciona sozinho e, por isso, tem que ser utilizado com os protetores em creme, bastão ou spray”.

Como o filtro solar oral funciona?

O filtro solar oral é normalmente composto por antioxidantes que atuam de dentro para fora, oferecendo uma camada extra de defesa contra os raios UV. Esses antioxidantes auxiliam no combate aos radicais livres gerados pela exposição ao sol e contribuem para a prevenção do envelhecimento precoce da pele.

“Essa versão é mais indicada para pessoas que apresentam alguma doença, como vitiligo, melasma ou até mesmo histórico de câncer de pele, pois ela potencializa a proteção”, explica a dermatologista.

Quando o filtro solar oral é contraindicado?

Embora o filtro solar oral tenha uma composição predominantemente derivada de fontes vegetais, o que geralmente  tende a ser bem tolerado pelo organismo, existem situações em que seu uso pode não ser apropriado. Procure orientação médica antes do uso, especialmente em crianças, gestantes ou pessoas com históricos de alergia às substâncias presentes na composição.

E vale ressaltar: filtros solares orais servem apenas como um reforço na proteção feita pelos filtros em creme, bastão ou spray e, em hipótese alguma, devem ser utilizados como substitutos.

Comentários

Artigos Relacionados

Fechar