“CONHEÇA UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DO SEU ARTISTA FAVORITO!”DestaqueInformação

“CONHEÇA UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DO SEU ARTISTA FAVORITO!”

Gal Costa

Maria da Graça Costa Pena Burgos, é o verdadeiro nome da cantora Gal Costa que nasceu em 26 de setembro de 1945, em Salvador, Bahia.

Gal Costa foi uma cantora, compositora e multi-instrumentista que se tornou um ícone da música brasileira, especialmente como musa da Tropicália. Com uma carreira marcada por reinvenções e uma voz versátil, ela foi aclamada pela crítica e reconhecida internacionalmente, registrando mais de 40 álbuns e faleceu em 2022, aos 77 anos.

Desde a infância, sua mãe incentivou a ter contato com a música, ouvindo música clássica e levando-a a shows. Nos anos 60, ela foi apresentada por amigos dos irmãos Gadelha a Caetano Veloso, que se tornou um de seus grandes parceiros musicais. Sua estreia profissional foi em 1965, gravando para o disco de Maria Bethânia. Em 1964, estreou nos palcos ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Tom Zé no espetáculo “Nós, Por Exemplo…”.

Gal foi uma figura central do movimento Tropicália, participando do disco manifesto de 1968. Ela defendeu o movimento mesmo durante o exílio de Caetano e Gil. Transitou por diversos gêneros musicais, do pop ao rock, passando pela MPB, até álbuns mais eletrônicos, como “Recanto” (2011), composto por Caetano.

Gal Costa foi eleita uma das maiores vozes da música brasileira pela revista Rolling Stone Brasil e citada pela revista Time como uma das dez maiores cantoras do mundo. Realizou shows no exterior e foi o único brasileiro a integrar o Hall of Fame do Carnegie Hall.

Gal foi considerada uma referência vocal para gerações de artistas posteriores, com uma postura irreverente e desafiadora. Deixou um legado musical imenso, com colaborações com artistas de artistas de variadas gerações.

Comentários

Artigos Relacionados

Veja Também

Fechar
Fechar